sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vai viajar e deixar a casa sozinha? Confira algumas dicas de segurança

Fim de ano, férias, viagens. Tudo isso, contribui para a potencialização do aumento do número de arrombamentos a residências, posto que, é um período onde muita gente viaja, e as casas ficam desocupadas, criando assim, oportunidade para ladrões.

Se você pretende viajar e deixar sua casa desocupada, confira aqui algumas dicas para evitar surpresas que atrapalhem o seu programa.

São mitos os fatores que contribuem para o aumento da criminalidade neste período: Muita gente com 13º no bolso, aumento do movimento do comércio, várias pessoas viajando. Com isso, o número de ocorrências aumentam e a quantidade de policiais na rua, acaba por não ser suficiente para atender a todos, daí, vira uma bola de neve e a segurança pública da cidade fica um caos. Então não custa nada cada um fazer sua parte, além de contribuir para a segurança de todos, você pode evitar prejuízos e transtornos.

Lembre-se de que, quem faz o ladrão, é a ocasião. Então, adotar medidas que dificultem a entrada de pessoas indesejadas, como muros altos, cerca elétrica, alarme, circuito interno de TV e vigilância privada, é sempre bem vindo.

Mas se você não tem condições de arcar com investimentos de segurança privada e eletrônica, vai aqui algumas dicas que possam minimizar as possibilidades de arrombamento:

  • Evite comentar por aí, que você vai viajar e que a casa vai ficar desocupada por alguns dias.
  • Reforce as fechaduras das entradas principais. Se puder, instale grade nas janelas e porta dos fundos.
  • Sempre que possível, mantenha em casa, um ou dois cachorros de grande porte.
  • Deixe as luzes internas acesas, assim o ladrão ficará em dúvida, se tem ou não gente em casa.
  • Evite deixar as luzes externas acesas constantemente, pois durante o dia o ladrão vai perceber que não tem gente em casa, pois não faz sentido luzes ligadas durante o dia.
  • Evite deixar jóias e dinheiro em casa. Pois se o ladrão entrar, o prejuízo poderá ser menor se não encontrar nada de valor pra levar.
  • Se possível, deixe uma cópia da chave com algum parente ou vizinho de confiança, e peça-lhe para sempre que puder, ir na casa ver se está tudo em ordem.
  • Se mesmo assim, você tiver notícia que sua casa foi arrombada, acione a polícia imediatamente e nunca tente dá uma de "Um tira muito invocado", e ir atrás do bandido. Deixe o trabalho de polícia, com a polícia.

Por fim, pense como um ladrão. Observe sua casa e pense, se você fosse o ladrão, por onde você entraria. Lembre-se de que bandidos fogem de presídios de segurança máxima e invadem até cofres de bancos sem ninguém ver, então, todo cuidado é pouco. Faça uma revisão em todos os itens de segurança e boas férias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário